Conheça a trajetória de vida e profissional da Profª. de Homeopatia Eliete M M Fagundes
Os Cursos de Ciência da Homeopatia são, atualmente, abertos a profissionais de todas as áreas do conhecimento, esta foi uma das maiores conquistas alcançadas!
Esclarecemos que, independentemente de sua formação, quer seja da área da saúde como enfermeiro, odontólogo, área ambiental, área de exatas, área das ciências humanas, etc., a certificação pelo Instituto Brasileiro de Homeopatia lhe embasará legalmente para atuar como Homeopata. Esta conquista foi sendo gradativamente alcançada por trabalho diário incansável, iniciado a mais de 30 anos. Chegamos até o presente com sucesso, após vencer dezenas de processos judiciais dos conselhos de medicina, com o objetivo de impedir a realização das formações.
Com o passar do tempo, foram sendo criadas jurisprudências na área do direito, espaços foram abertos nos ministérios do trabalho, educação, agricultura, ciência e tecnologia e ministério da saúde, fortalecendo a atuação do homeopata não médico.
Hoje você tem base sólida para atuar e cada vez mais o reconhecimento do homeopata está maior. Dentre os mais de 25 mil alunos, grande percentagem fizeram os cursos para tratar a si e aos familiares, grande parte pelo fato de não alcançar seus objetivos com os demais métodos de tratamentos vigentes. Outra percentagem foi para simplesmente agregar horas de conhecimento em suas áreas de pesquisa e outros prepararam-se realmente para exercer a homeopatia como ocupação, profissão, pelo CBO.
Não existe homeopata em cerca de 80% dos municípios brasileiros e o SUS está cada vez mais consciente de que necessita ofertar à população o acesso à homeopatia. Ser o melhor homeopata é o seu cartão de visita e, para isso, lhe ensinamos a homeopatia Hahnemannianna a mais pura, todavia, adequada à contemporaneidade, ao século XXI. através de novas teorizações e sem seguir modismos.
O sucesso dos formandos é o sucesso dos cursos, a prova é que 75% dos novos ingressos são indicações de ex alunos ou dos frequentes, por isso o interesse de que você tenha a melhor formação possível, da melhor qualidade. Temos por objetivo principal a harmonização individual, pois é quem lhe sustentará para agir com mais equilíbrio, ética e bom senso, mantendo a figura do Homeopata “Idôneo”, como Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro.
Bem-vindo a família Homeopata!
Professora Eliete em New Delhi, na Índia em 2014.
1964
Eliete Maria Madeira Fagundes nasce na cidade de Caçapava do Sul – RS. Filha de Marcino Inácio Fagundes e Maria Doralina Madeira Fagundes – (in memorian).
Neta de Braulina Lopes Madeira, homeopata da família em Caçapava do Sul e Izolina Rodrigues Fagundes, fitoterapeuta e benzedeira em Santana da Boa vista- RS – (in memorian).
Braulina Lopes Madeira Izolina Rodrigues Fagundes
1978
Eliete muda-se para Santa Maria (RS) onde permanece até o final de 1988.
Desde 1978, Eliete já conhecia a realidade do trabalho desenvolvido no Brasil pelos grupos e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), onde já atendiam a população com algumas na época. Este primeiro contato se deu aos 14 anos de idade, através da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, na Escola Medianeira, em Santa Maria, onde conheceu a Irmã Graciema Tamanho, estudiosa profunda de tratamentos naturais. A irmã trabalha até os dias atuais com medicina natural no Centro de Vida Madre Clarice, em Igarapé/MG.
1979
Início da atividade de docência com 14 anos.
1985
Eliete intensiva os estudos sobre a homeopatia com livros adquiridos em espanhol, provindos de Buenos Aires. Até então conhecia o Médico Homeopata da Família, do Dr. Bruckner e Homeopatia, de Nilo Cairo, livros perpetuados pelos antigos homeopatas e comunidades Kardecistas do Brasil.
Inicia-se o uso pioneiro da homeopatia nas plantas no Brasil, e pioneiro a nível mundial nos solos, águas, atmosfera, máquinas e indústrias.
Existem registros de estudos homeopáticos nas plantas na Alemanha, França, Índia e Inglaterra. Como a internet surgiu no mundo em 1995, não era possível o intercâmbio de informações a nível de rede de computadores e não existiam livros sobre o tema. O que demonstra que esses estudos foram realizados de forma particular por cada homeopata em diferentes países. Portanto, dificilmente, um teria tido o acesso ao estudo prévio do outro. Da mesma forma, aconteceu com estudiosos de outras áreas que não tinham nem acesso a computadores e nem a língua inglesa.
1986
1988
1989
Em março, Eliete transfere-se para Porto Alegre, onde intensifica suas pesquisas para o meio ambiente em geral e cria a teorização inédita no contexto da homeopatia mundial, estendendo o conhecimento da homeopatia e dos Miasmas a todos os reinos da natureza. Os Cursos de Homeopatia iniciaram-se formalmente no sítio da Saúde, Bairro Glória – Porto Alegre/RS com poucos estudantes. Após, aconteceram no interior e posteriormente em Minas Gerais. Nesta primeira grade, já constava o estudo da dinâmica miasmática para todos os reinos.
1989
Após trabalho intenso desenvolvido junto ao legislativo, pela Professora Eliete, é incluído o Artigo 39 das Disposições Transitórias na Constituição de 1988, do RS, página 79, a proteção e incentivo às Terapias Naturais, através dos deputados Carlos Araújo e Mendes Ribeiro Filho (in memorian).
Art. 39 – O Estado promoverá saúde a toda a sua população, no âmbito do atendimento primário, nos termos do compromisso assumido pelo Brasil junto à Organização Mundial de Saúde, de acordo com a Declaração de Alma Atha.
1990
1992
Eliete escreve seu primeiro livro: Sintomas Energéticos da Homeopatia, como acessar a Cura Humana na mais Alta Hierarquia.
1992
Vicente Wagner Dias Casali, PhD em Genética e Melhoramento, matricula-se no curso de homeopatia em Belo Horizonte, no Bairro Floresta. Com profundo interesse pelas teorizações de Eliete, leva os conhecimentos para Dep. de Fitotecnia, da Universidade Federal de Viçosa.
1993
Eventos sobre Homeopatia – Parceria da UFV – Homeobras/Quantum – 1993 a 2019
Durante os 26 anos de parceria com a Universidade Federal de Viçosa, o Curso de Ciência da Homeopatia – HOMEOBRAS/Quantum, contribuiu para a realização de cerca de 241 Seminários e 166 Encontros voltados para a disseminação da Homeopatia na agricultura e agroecologia. O Engenheiro Agrônomo PhD em genética, Prof. Vicente W. D. Casali, do Departamento de Fitotecnia, era o responsável por organizar e coordenar os eventos. Como professor titular e pesquisador, orientou dezenas de teses de homeopatia na agricultura, tornando-se referência mundial na área, assim como a instituição.
Acesse aqui.
1994
Inicia-se efetivamente a parceria com a UFV, que permitiu o primeiro curso de Extensão Universitária de Homeopatia, destinado a todas as áreas do conhecimento. O curso de homeopatia também foi pioneiro nesta categoria de extensão Universitária dentro das terapias naturais no Brasil. Assim, as pesquisas de pós doutorado, doutorado e mestrado sobre o uso da homeopatia nas plantas, solos e água são alavancadas na UFV: primeiro em plantas, depois em solos, comprovadas em mais de 50 trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/174/discover
1995
Iniciaram os cursos de Homeopatia nas dependências da Univ. Federal de Viçosa, na Vila Gianetti.
1994
Eliete é cocriadora da Associação Nacional dos Terapeutas Holísticos e Energéticos – ATENEMG. https://homeopatias.com/objetivos-da-atenemg/ A ATENEMG ajudou a dar suporte legal para a formação de milhares de Terapeutas Homeopatas até a atualidade, além de Angola, na África, com a ajuda do aluno Geraldo André da Silva.
1995
Publicação da primeira edição do livro CIÊNCIA DA HOMEOPATIA.
1996
Iniciou-se em Belo Horizonte os cursos voltados especificamente para os integrantes da Pastoral da Saúde da Igreja Católica, Intitulados de Homeopatia Popular. Na época havia muito preconceito: “Homeopatia é coisa de espíritas.” Hoje são dezenas de milhares de pessoas sendo atendidas de norte a sul do país por inúmeros grupos de católicos, incluindo padres e religiosos em geral e somando dezenas de milhões de consultas, desde então. Também atendimentos em mais de 30 países.
1996
Eliete faz a primeira pesquisa do uso da homeopatia nas águas, em Brasília, com a parceria da EMATER, através da aluna Vera Lúcia Saldanha. Foi utilizada, inicialmente, na descontaminação de um chorume de lixão.
1997
Primeiro Seminário de Homeopatia no Brasil, com ênfase na Agricultura orgânica, promovido pela Universidade Federal de Viçosa, tendo como organizador o professor Vicente W. Casali que também organiza centenas de eventos nessa área com parceria e apoio da ATENEMG e Inst. Tecn. Hahnemann / Inst. Bras. de Homeopatia.
1997
Cofundadora da Associação Brasileira de Homeopatia Popular – ABHP em Goiânia/MT. Os idealizadores, da esquerda para a direita: Prof.ª Eliete, Prof. Casali, Prof. Passos, Prof.ª Edna Amaral, Prof. Moreno. Foi criada, inicialmente, com a intenção de divulgar a homeopatia e aglutinar homeopatas, principalmente ligados ao catolicismo.
1998
Eliete orienta a primeira pesquisa do uso da homeopatia em indústria de curtume, em Belo Horizonte.
Inicia o uso pioneiro da homeopatia em máquinas, com testes em uma frota de ônibus da cidade de Betim-MG.
1999
Inclusão da homeopatia na produção orgânica vegetal e animal através da Instrução normativa número 007 de 19/05/1999 do Ministério da Agricultura.
https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Oficio-circular-7-de-19-de-maio-de-1999_000gy48rvu302wx7ha0b6gs0xgpnhnya.pdf
2000
Após vários anos de intensas batalhas na justiça contra os cursos de homeopatia, em várias instâncias, por processos movidos, simultaneamente, por 23 conselhos de medicina, houve ganho de causa, criando jurisprudências. – (PAC1.22.000.00422212002-59) – de acordo com o artigo 207- “A Homeopatia não é prática exclusiva e restrita aos médicos.” https://homeopatias.com/duvidas/a-ciencia-da-homeopatia-nao-e-exclusividade-medica-decisao-ministerio-publico-federal/
2002
Após várias reuniões de forma presencial, Eliete consegue incluir a Ocupação do Homeopata – não médico – na 2ª edição do CBO, do Ministério do Trabalho- Código 3221-25 Portaria 397/02. https://homeopatias.com/bases-juridicas/portaria-no-397-do-ministerio-do-trabalho-09102002-aprova-o-c-b-o/
2003
Eliete é cocriadora do CONAHOM. O Conselho Nacional Auto regulamentável de Homeopatia é criado com o intuito de fortalecer e defender os homeopatas através das jurisprudências. Tal ação garantiu ainda mais à categoria dos homeopatas a liberdade na prescrição homeopática e a abertura dos seus locais de atendimentos nas prefeituras de seus respectivos municípios.
2003
Eliete cria o Instituto Tecnológico Hahnemann (ITH), https://homeopatias.com/instituto-tecnologico-hahnemann/ instituição de ensino, com o objetivo de ser mantenedora da Faculdade de Homeopatia e disseminadora do conhecimento da homeopatia para todas as áreas. Vários convênios foram realizados. O da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, durou cerca de 10 anos. Foram realizadas inúmeras pesquisas comprovando a ação da homeopatia nas plantas. Cerca de 70% das árvores ornamentais plantadas neste época, na capital mineira, foram tratadas através do convênio.
2003
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – divulgou a Resolução RDC, nº 139, de 29 de maio de 2003, http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/Suvisa/doc/DOC000000000026314.PDF que dispõe sobre o registro e a isenção de registro de medicamentos homeopáticos industrializados. A resolução expõe a Tabela de Toxicidade Relativa de Substâncias utilizadas na homeopatia. A professora Eliete esteve pessoalmente na ANVISA em 2002, antes da publicação dessa resolução, para explicar ao então presidente Luiz Carlos Lima a importância da inversão da tabela tal como acatada pela Anvisa hoje. Antes, os Terapeutas Homeopatas podiam prescrever na Escala Decimal (DH) e Tintura Mãe (TM) alguns remédios com nível alto de toxicidade. Após a orientação da Prof. Eliete, a ANVISA revisou as normas e estas foram invertidas. Os remédios tóxicos, na Escala DECIMAL e TM, só podem ser prescritas pelos médicos, conforme tabela:
https://homeopatias.com/bases-juridicas/tabela-de-toxicidade-relativa-de-substancias-utilizadas-na-homeopatia/
Aprovação pelo Ministério da Agricultura (Diário Oficial do Brasil, 19/05/1999) o uso da homeopatia na Produção Orgânica (vegetal e animal). Em 2003, também a UNESCO e a Fundação Banco do Brasil certificaram a homeopatia na agricultura como Tecnologia Social (veja cidadania-e.com.br, Banco de Tecnologias Sociais).
2004
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 11, DE 8 DE JUNHO DE 2005 – acesse aqui
O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, inciso II, da Constituição, tendo em vista o que dispõe o Decreto-Lei nº 467, de 13 de fevereiro de 1969, e o Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004, e ainda o que consta dos Processos nos 21000.010657/2003-14 e 21000.000379/2005-41.
2005
Coautoria dos Livros: Homeopatia Metafísica Repertorizada
– Vol. 1 – 2005 (1ª ed.) – 2016 (6ª ed.); – Vol. 2 – 2006 (1ª ed.) – 2015 (4ª ed.); – Vol. 3 – 2006 (1ª ed.) – 2012 (3ª ed.); – Vol. 4 – 2007 (1ª ed.) – 2014 (3ª ed.); – Vol. 5 – 2007 (1ª ed.) – 2015 (3ª ed.); – Vol. 6 – 2007 (1ª ed.) – 2015 (3ª ed.); – Vol. 7 – 2007 (1ª ed.) – 2011 (2ª ed.); – Vol. 8 – 2007 (1ª ed.) – 2011 (2ª ed.).
2007
Eliete cria a HOMEOBRÁS (Quantum Universus) – Postos de Socorro Homeopáticos LTDA, https://homeopatias.com/homeobras/ com o objetivo de disseminar a distribuição e venda dos remédios homeopáticos industrializados. A intenção é atingir cidades, povoados, vilarejos, comunidades, aglomerados, fazendas, etc., onde não existem farmácias homeopáticas, barateando o custo e o acesso para a população.
2008
Publicação da primeira edição dos livros: PEQUENOS GRANDES REMÉDIOS DRENADORES MIASMÁTICOS – VOLUME I e II
2008
Foi assinado convênio da Homeobras/UFV com a ZFA representada por Geraldo André da Silva, iniciando os Cursos de Homeopatia em Angola na África.
2009
Mais uma ação ganha na justiça que foi decisiva para os homeopatas: a Advocacia Geral da União afirma:
– Ação nº 2006.71.00.033780-3/RS – AFIRMOU: ” Com relação a homeopatia, o exercício por profissionais não-médicos está previsto pela lei nº 5.991/73 – https://homeopatias.com/informacao-geral/base-legal/
Publicação da primeira edição dos livros: RETALHOS HOMEOPÁTICOS – VOLUME I, II e III.
2010
Cocriação do primeiro Curso de Homeopatia online, aberto para todas as áreas profissionais.
Publicação da primeira edição dos livros: PEQUENOS GRANDES REMÉDIOS MIASMÁTICOS – VOLUME I e II – 2009
2011
Após intenso trabalho de conscientização e seguindo modelo de Projeto de lei elaborado pela professora Eliete, a cidade de Luziânia-GO foi uma das primeiras a criar a Lei Municipal Nº 3.476 de 28 de novembro de 2011 http://www.luziania.go.leg.br/leis/leis/2011 que “Estabelece no âmbito do município de Luziânia a criação do Programa de Terapia Natural.”
2012
Após reuniões com Antônio Carlos Pereira da Gerência de Tecnologia Petroquímica – PETROBRAS / CENPES / PDAB / TP, na Ilha do Fundão /RJ foram aprovadas pesquisas com a Tecnologia Quantum.
Com o uso da moderna tecnologia Oriba, super computador que detecta e avalia as variações das emissões dos gases dos escapamentos, os objetivos iniciais foram alcançados.
2012
Sob a orientação do PhD em genética, Prof. Vicente D. W. Casali, são apresentados na UFV 10 Pesquisas de Mestrado e Doutorado do uso da homeopatia nas águas, comprovando as teorizações de Eliete.
2012
Publicação da primeira edição dos livros: AGENTES BIOLÓGICOS, NOSÓDIOS, ORGANOTERÁPICOS E PLANTAS MEDICINAIS e HIPÓCRATES E A HISTÓRIA DA MEDICINA.
2014
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 41, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2014 – acesse aqui
O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo em vista o disposto no Decreto-Lei nº467, de 13 de fevereiro de 1969, no Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004, e o que consta no Processo no 21000.008511/2013-72.
2015
Eliete cria o Curso de Pós-Graduação Latu Senso em Ciência da Homeopatia aberto a todos os profissionais, das mais variadas áreas do conhecimento.
2016
Primeiros convênios firmados com os Cursos de Extensão do Instituto Tecnológico Hahnemann e Homeobras (Quantum Universus).
Abaixo alguns dos conselhos estaduais, de Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina, etc. e a legitimidade da prescrição em homeopatia:
Farmácia:
Conselho Federal de Farmácia dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da homeopatia e dá outras providências. (Farmacêutico e homeopata). ESTE VER O ÚLTIMO https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=333715
Fisioterapia:
Conselho Federal de Farmácia dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da homeopatia e dá outras providências. (Farmacêutico e homeopata). ESTE VER O ÚLTIMO
http://www.crefito2.gov.br/legislacao/acordaos-coffito/acordao-n-611–de-1-de-abril-de-2017-2233.html
Biomedicina:
https://homeopatias.com/duvidas/biomedicos-autorizados-exercer-terapias-energeticas-normat-012012-c-federal-biomedicina/
2018
Março: Participação da equipe Homeobras (Quantum Universus) no Congresso Internacional de Terapias Complementares e Integrativas no RJ – http://congrepics.saude.gov.br/#!/
Abril: Eliete recebe em Porto Alegre, pelo Instituto Hahnemann Prêmio Kokhmahá de conhecimento –
https://homeopatias.com/artigos/presidente-da-homeobras-recebe-premio-kokhmaha/
Recebendo o prêmio do Dep. Cherini, organizador do evento e de Daniel Amado, coordenador das Práticas Integrativas (PICs) no Ministério da Saúde.
No prêmio do RS Com Ernesto Fagundes, que apresentou-se na abertura do evento, do grupo tradicionalista – Os Fagundes – do RS.
2019
Professora Eliete defende a tese de Doutorado em Psicologia Social, na Universidade Kennedy em Buenos Aires na Argentina.
2019
1º Seminário de “Homeopatia e Educação”, no Senado Federal, com organização da Profª Eliete M M Fagundes e participação de diversos conselhos federais. Na foto Profª Eliete com o presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, Luiz Darcy Gonçalves Siqueira a esquerda.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, VEJA: https://homeopatias.com/eventos/
2020
Na safra 2019/2020 tem início as pesquisas da Quantum Universus em grandes áreas cultivadas no Oeste da Bahia.
2021
Na safra 2020/2021 tem início as pesquisas da Quantum Universus na Fundação Bahia em Luís Eduardo Magalhães/BA.
2021
PORTARIA MAPA Nº 52, DE 15 DE MARÇO DE 2021 – acesse aqui
Em dezembro de 2019, o engenheiro agrônomo membro da equipe da Produção Orgânica no MAPA, Marcelo Silvestre Laurino, convidou a professora para escrever o Tratado de Homeopatia para as Plantas e apresentá-lo ao corpo técnico do ministério. Em janeiro foi entregue para o Ministério da Agricultura – MAPA e o Tratado gera a Resolução 52, estabelecendo o Regulamento Técnico para os Sistemas Orgânicos de Produção – Animais e Plantas e as listas de substâncias e práticas para o uso nestes sistemas.
2022
1º POLO DE HOMEOPATIA – CREDENCIADO AO MEC
2022
Defesa no Ministério da Agricultura – MAPA, do Tratado de Homeopatia para as Plantas frente ao corpo técnico do ministério.
2023
Defesa da Tecnologia Quantum no Ministério da Agricultura- MAPA, setor de Agropecuária – Bem estar animal, frente ao corpo técnico do ministério.
2023
Na safra 2022/2023 têm andamento as pesquisas na Fundação Bahia em Luís Eduardo Magalhães/BA com café, trigo, milho, algodão e soja.
2024
Continuidade das pesquisas científicas na safra 2023/2024 com a Tecnologia Quantum na Fundação Bahia em Luís Eduardo Magalhães/BA