O que você não sabe sobre Benoit Mure, introdutor da homeopatia no Brasil
Na ocasião do aniversário de morte de Benoit Mure (4 de março de 1858), saiba o que não é contado oficialmente sobre a vida e obra do homeopata não médico que introduziu a homeopatia no Brasil.
Conforme o livro de Charles Janot, Homoeopathie Moderne (Paris, França, n ° 4, páginas 297 a 315, de 15 de fevereiro de 1933), Benoit Mure, introdutor da homeopatia no Brasil, aos 24 anos curou-se de tuberculose e, a partir dai, dedicou sua jornada a expansão da homeopatia social pelo mundo:
Para realizar sua utopia, elaborou um plano de batalha que não mudaria durante toda a sua vida: “Ensinar homeopatia, especialmente para um núcleo de estudantes que não pretendem adquirir diplomas oficiais”. Em Paris, ele competia com as escolas estaduais e criou a “Academia Real de Medicina Homeopática”. Em estreita relação com Hahnemann, com quem conviveu diretamente para melhor aprender, em 1839 fundaram o Instituto Homeopático da França. Ancorados pelo instituto, começaram a ministrar cursos para todas as pessoas interessadas, indo na contramão da Sociedade Homeopática de Paris que os considerava semi-homeopatas, pois Mure não possuía diploma de médico. Hahnemann era oficialmente médico, no entanto, abandonou os ensinamentos convencionais por descrédito em relação ao que testemunhava nas práticas de medicina da época e mergulhou no saber homeopático, sendo, inclusive, muito perseguido pelos “colegas” alopatas. Portanto, esses dois homeopatas disseminaram o conhecimento de forma livre e, em menos de um ano, o número de homeopatas aumentou de treze ou quinze para quase 200.
E foi com esse mesmo objetivo que Mure espalhou a centelha homeopática por vários países na época.
Ele sai a ensiná-la às massas, ao mundo inteiro para que possam se curar sem a ajuda dos médicos porque “Enquanto houver”, ele repetiu, “uma classe médica estabelecida, a humanidade não pode se livrar da doença e da morte prematura, nem conhecer seus verdadeiros médicos.”
Chegou ao Brasil em 1843 e iniciou o movimento da homeopatia livre, ou seja, ensinou para o povo em comum acordo com Hahnemann, pois já estavam cansados das perseguições dos médicos e farmacêuticos da época.
“Nós contávamos com um processo de conversão em massa. Apenas um décimo da população ainda se atinha aos sistemas antigos, enquanto todo o restante adotava com convicção a reforma médica. Os bancos da Faculdade estavam praticamente desertos e, dos doutores que produzia, a metade abraçava a Homeopatia… Tínhamos um segundo ministério abalado e modificado por causa da questão médica que varria o Brasil inteiro, desde os inspetores de polícia até os Conselhos de Estado e as Câmaras Municipais. A luta era aberta, ardente, declarada…”
Seis anos após a fundação do instituto havia 25 dispensários para a única província do Rio de Janeiro e outros 50 para o restante do império. A escola, o berçário dos propagandistas, treinou mais de 500 homeopatas. O livro “O Médico do Povo” era distribuído em todos os setores da sociedade, ensinando as pessoas a se tratarem e também as suas famílias.
UM NOVO PARADIGMA
A exemplo e em memória de Mure, vamos converter o máximo de pessoas para o tratamento homeopático. Convide seus familiares, pessoas doentes, conhecidos que sofrem, para que aprendam a se tratar e também aos seus entes queridos, além de adquirir nova fonte de trabalho. Continuemos esta revolução que ele dedicou sua vida, sua energia e doou seus bens materiais para que o maior número de pessoas no Brasil conhecessem os efeitos das “gotinhas milagrosas”.
Os cursos livres profissionalizantes do Instituto Tec. Hahnemann há 13 anos não aumentam suas parcelas para que o maior número de pessoas tenham acesso a educação de qualidade em homeopatia. São abertos para todos os interessados de qualquer área de formação. Nosso pré-requisito é que o aluno tenha a vontade de aprender a conhecer-se a si mesmo em primeiro lugar e que zele com amor pela manutenção e prevenção do seu maior bem: sua própria saúde e a de seus entes queridos.
Caríssimo amigo, seja o homeopata da sua família!
Prof. Eliete M M Fagundes