Quem é homeopata?
É o profissional que trabalha com a atenção e assistência à saúde abrangendo todas as dimensões do ser humano, seja de forma preventiva e de recuperação da saúde nos níveis – energéticos, emocionais, biológicos, psicológicos, sociais e ecológicos.
Se vale da Ciência da Homeopatia, utilizando-se de métodos científicos ou metafísicos, que visem à harmonização dos seres vivos e dos ecossistemas em geral.
O homeopata, ao indicar a homeopatia para os seres vivos, pode atuar nos seguintes níveis:
Energético, mental, emocional e físico dos seres humanos, animais domésticos e silvestres,.
No energético e físico de plantas cultivadas e silvestres, solos, água e ar.
Onde pode atuar o Homeopata?
As ações integradas de saúde podem ser realizadas em estabelecimentos específicos de assistência à saúde, hospitais, postos, centros, consultórios profissionais, em ambientes como domicílios, escolas, creches, casas de idosos, centros comunitários, penitenciárias, centros de recuperação, empresas e demais locais de trabalho, lazer ou esporte, assim como indústrias, fazendas de cultivo agropecuário, sítios, etc.
Algumas das competências desenvolvidas pelo Homeopata:
– Identificar preventivamente as principais desarmonias energéticas, mentais e emocionais que levam a doença física a se materializar no ser humano, animais e ecossistemas e indicar a homeopatia correspondente ao caso em questão.
– Planejar, executar e avaliar medidas preventivas de tratamento homeopático em postos de saúde, hospitais, creches, penitenciárias, escolas, empresas, indústrias, casas de idosos, etc, locais onde a ação do homeopata seja aceita conforme sua formação.
– Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam preventivamente na identificação das desarmonias dos seres vivos e ecossistemas.
– Fazer pesquisa e ensinar na área de sua competência, no nível do seu conhecimento.
– Produzir pesquisas de novos medicamentos homeopáticos para humanos ou animais de acordo com a formação individual e as leis vigentes na ANVISA.
– Preparar homeopatias a partir de matrizes fornecidas por laboratórios ou de matrizes teorizadas, estudadas, pesquisadas ou testadas em condições brasileiras para uso específico no ambiente e agropecuária, não em humanos, conforme a legislação da ANVISA.
– Desenvolver ações de preservação dos recursos naturais com a avaliação e controle homeopático dos fatores que causam impacto nos ciclos de vida de matéria e energia.
– Planejar e orientar os agricultores, nos diferentes sítios rurais, como homeopatizar as áreas agrícolas e o ambiente em geral.
– Recomendar e acompanhar o tratamento preventivo com homeopata dos animais domésticos e de serviços das propriedades rurais, fazendas de criação de peixes, suinos, etc.