Presidente do ITH foi condecorada pelos professores hindus de homeopatia, referências das mais variadas escolas da Índia
Você sabia que o “ayurveda”,o sistema ancestral e medicinal dos hindus, inclui a homeopatia nos tratamentos? E que existem hospitais na Índia que atendem somente com homeopatia e que quase toda a população tem acesso a essa terapêutica para uso e estudo?
É conveniente que o Brasil possa alcançar esse patamar no seu sistema de prevenção à saúde, visto que é eficaz e menos oneroso para a administração pública. É uma conquista o fato dos dois governos terem, no último mês, assinado o Memorando de Entendimento para Cooperação na Área de Medicina Tradicional e Homeopatia.
O acordo inclui intercâmbio de experiência em regulamentação de ensino, de práticas, medicamentos e terapias sem medicamentos; promoção de conhecimento, intercâmbio de treinamento para terapeutas, profissionais de saúde, cientistas, profissionais de ensino e estudantes; e desenvolvimento de pesquisas conjuntas e de programas educacionais e de treinamento.
A presidente do ITH, a professora Eliete MM Fagundes, conheceu a realidade de ensino homeopático da Índia e foi condecorada pelos professores que são referências das mais variadas escolas do país: 12 das principais de um total de quase 300 instituições que ofertam o ensino à nível de graduação e outras 70 escolas de pós-graduação.
O governo hindu apoia a prática da Homeopatia como forma de medicina oficial junto com o sistema Ayurveda. São ciências naturais que atendem toda a comunidade com eficiência e baixo custo em relação ao sistema alopático, predominante nos sistemas públicos como no do Brasil.
Naquele país, existem cerca de 300 hospitais homeopáticos com farmácias inclusas e cerca de 300 farmácias homeopáticas atuando de forma exclusiva em manipulação. Isso porque a demanda é grande para atender cerca de 40% de usuários de uma população próximo a 1.324.000.000 de pessoas. O governo indiano possui um centro de pesquisas, o Conselho Central de Pesquisa em Homeopatia que é mundialmente conhecido na área da medicina natural.