Homeopatia também é tema durante o Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde
A presidente do Instituto Brasileiro de Homeopatia – IBH – a prof. Eliete MM Fagundes (foto), representou a importância do ensino da homeopatia popular no Brasil durante o VI Eneps. O Encontro Nacional de Educação Popular e Saúde foi realizado entre os dias 6 a 9 de fevereiro, na cidade de Parnaíba (PI).
Os cursos de homeopatia foram criados pela professora Dr. Eliete Maria Madeira Fagundes há 35 anos com a finalidade de disseminar a Ciência da Homeopatia e capacitar homeopatas das mais variadas áreas do conhecimento. A homeopatia chegou ao Brasil no início do séc. XIX por meio do francês Bento Mure e foi rejeitada pela Academia Imperial de Medicina. Por isso, esse homeopata iniciou o movimento de expansão desse sistema medicinal no cerne da cultura do país. É por isso que antes mesmo do Conselho Federal de Medicina acolher a homeopatia no início dos anos 80, essa ciência já estava disseminada no Brasil, sendo praticada por homeopatas que expressam a variedade cultural do país.
O Instituto Brasileiro de Homeopatia – IBH, criado pela Dr. Eliete, foi o primeiro a dar continuidade e suporte a esse legado de Mure e vem reforçando o acesso a este saber de acordo com a OMS. Também vem contribuindo com as pesquisas inéditas no campo da homeopatia, assim como profissionalizando este conhecimento ancestral levando o a todas as áreas do conhecimento. O resultado desse trabalho de formação profissional em homeopatia já rendeu mais de 100 pesquisas inéditas a nível mundial nas áreas ambiental, agropecuária e humana. Por mais de 20 anos, a prof. Eliete esteve em parceria com a Universidade Federal de Viçosa, justamente, orientando em relação a essas pesquisas na agroecologia e agropecuária.
Pesquisas de Viçosa: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/174/discover
Outra conquista após inúmeros processos judiciais e formação de jurisprudências que amparam a atuação do Homeopata não médico, foi a aprovação pelos diversos conselhos profissionais à prescrição homeopática: Conselho Federal de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Federal de Farmácia, Conselho Federal de Odontologia, Conselho Federal de Medicina Veterinária etc. A consolidação da homeopatia no Brasil é fruto do trabalho incansável da prof. Eliete, que sempre incentivou e “desafiou” os conselhos a evoluírem na área da saúde. Muitos espaços foram conquistados: uma ex-aluna agrônoma conseguiu reconhecimento no seu conselho, após formada. Veja: https://facibrahomeopatias.org/agronoma-conquista-o-primeiro-registro-no-crea-de-especializacao-em-homeopatia/
O curso livre do ITH é oferecido no formato intensivo (2 anos) e possui um programa mais completo que os de escolas tradicionais da Índia, Canadá, Europa e EUA, além de conteúdos inusitados, a exemplo do uso da homeopatia nos ecossistemas, indústrias, agropecuária, etc. A professora introduziu conteúdos inéditos, mas, no entanto, continua preservando a linha da homeopatia mais pura de Hahnemann, o fundador da homeopatia, o que garante sucesso. Milhares de profissionais, inclusive profissionais do SUS, passaram por esse curso em todo o país.
É imprescindível que se difunda o conhecimento homeopático, com apoio total dos ministérios do Governo e em especial o da Educação e o Ministério da Saúde. Este sistema homeopático necessita de apoio, pois é por excelência preventivo para todas as faixas etárias, prevenindo de doenças agudas e crônicas, além de tratá-las na sua origem. O seu uso no sistema de saúde e agropecuário permite uma economia considerável dos gastos públicos em medicamentos, agroquímicos, evitando procedimentos mais caros e menos limpos para o ambiente. Por ser tecnologia extremamente barata e sem riscos para os seres vivos e ecossistemas, para a sua melhor formação existe a necessidade de abertura de cursos técnicos na área, de que institutos com reconhecida capacidade voltem a ministrar cursos de Especialização para formados em graduações, etc. Tendo em vista que políticas de saúde, segurança, educação e alimentícia andam juntas, a homeopatia pode ser grande aliada de todas as pastas do governo aumentando a qualidade de vida da população de todas as idades.
Sobre o IV Eneps: https://www.abrasco.org.br/site/eventos/outros-eventos/vi-encontro-nacional-de-educacao-popular-e-saude/44663/