Esclarecimentos diversos sobre a pandemia e a homeopatia
Está circulando nas mídias sociais várias prescrições de homeopatia para a atual pandemia de gripe. Diante de muitas perguntas de colegas e de alunos a respeito destas postagens, esclareceremos alguns casos de forma didática e prática, de acordo com as orientações de Hahnemann e de nossa experiência pessoal.
1 – SOBRE PRESCRIÇÃO DE FÓRMULAS
A mídia tem propagado uma sugestão de fórmula composta por 6 medicamentos que estão sendo indicados em uma mesma formulação na dinamização CH200. Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que os homeopatas não médicos não estão autorizados legalmente a prescrever fórmulas compostas, podendo ser criminalizados. Reiteramos, então, o risco que correm àqueles que não seguem a orientação de Hahnemann em relação ao remédio único; pois pasmem:ainda tem aqueles que o fazem, mesmo o curso orientando de forma constante
2 – SOBRE OSCILOCOCCINUM
Por lei, os farmacêuticos não podem dispensar esse medicamento sem receita médica e ele é vendido somente “Oscilococcinum 200CH “ou na escala FC ou K. O seu sinônimo é Anas barb. que também só existe na 200CH, FC ou K.
Por quê? Porque ele é tarjado. O laboratório Boiron, o segundo maior do mundo francês, trouxe ao Brasil a prática ainda questionável de se tarjar o medicamento homeopático. Portanto, também é crime prescrevê-lo embora não seja um complexo. Também não é condizente com nossa linha do curso as prescrições altas em início de tratamento. Pedimos a cada um que não se deixe seduzir pelo “kentinismo”, que muito tem causado transtornos a tanta gente, infelizmente.
3 – SOBRE DIVULGAR REMÉDIOS HOMEOPÁTICOS PARA A GRIPE
Foi enviado para os alunos uma repertorização para a gripe atual e que foi colocada no facebook, etc. porém, 24 horas depois, houve um comunicado que criminalizava a conduta. O material foi retirado do facebook e outras mídias, mas, alguns alunos continuaram repassando sem a devida autorização. Atualmente, por questões de adaptação às novas realidades de divulgação do conhecimento, não se fala dos medicamentos específicos e/ou da repertorização, apenas enfatiza-se publicamente a necessidade de trabalharmos o fortalecimento da imunidade, o que é a causa de tudo.
4 – SOBRE O USO DE CHINA HOMEOPÁTICO NA PANDEMIA