Educação Física e Homeopatia. Recuperação de atletas.
Profa. Dra. Carmen Sílvia Grubert Campbell
Homeopatia em Educação física.
Recentemente eu tratei dois campeões mundiais e fui muito feliz com o resultado. Um deles meu esposo com fascite plantar, e o outro um amigo voltando de 2/3 anos de sucessivas lesões nos isquiotibiais que o desanimavam e quase o fizeram desistir de continuar a praticar o atletismo master quando apresentei-lhe a homeopatia. Sempre acreditei no potencial de cura e recuperação por meio de métodos mais naturais, sem deixar de valorizar a importância dos tradicionais quando necessário em certos casos.
Dessa forma apresentei-lhes a possibilidade da recuperação pela homeopatia, mesmo sem que acreditassem muito no seu potencial de cura. Não apenas tratei as lesões deles como o psicológico com ajuda de professor do curso que me sugeriu leituras e algumas medicações para aumentar a autoconfiança deles em busca do sucesso. Durante todo esse período de tratamento deles estava eu também em tratamento de lesão de menisco (ruptura em alça de balde), iniciada por treinar em pista de atletismo irregular, a única disponível para se treinar num dia de feriado durante o meu período preparatório para o mundial de outubro/2013. Neste caso, eu também me tratava com Homeopatia ao mesmo tempo que eles. Porém eu me tratava para me recuperar da lesão para retornar aos treinamentos futuros, enquanto isso, além de torcer por eles estudava cada caso em específico, para que pudessem realizar o sonho de participar com chances de medalha daquele que seria o evento mais importante de suas vidas até então – Um mundial no Brasil!
Não fosse a lesão, talvez eu também tivesse trazido algumas medalhas a mais no peito para o Brasil. Ao invés de me recolher no meu infortúnio, praguejar e desanimar frente a situação, me pus a estudar cada caso e indicar as medicações. Pensei comigo que, dessa vez, nesse mundial não iria ganhar medalhas, mas iria ajudá-los a ganhar. Foi como se eu tivesse também ganho com eles aquelas medalhas, e senti que parte de mim também subia naquele pódio junto com eles. Foi emocionante ouvir o hino nacional e ver meu esposo e o nosso amigo, aos seus 43 anos, no ponto mais alto do pódio, segurando seus filhos pequenos no colo, posando para fotos e as lágrimas a escorrerem pelo rosto ao cantar emocionado “…Pátria amada Brasil!”, cena esta que, em tempos atrás, se acreditava distante ou quase impossível de ser alcançada, um sonho…, porém desta vez, um sonho realizado!
Com o tratamento homeopático realizado a partir dos conhecimentos adquiridos com as aulas do Curso de Extensão Universitária em Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa consegui tratá-los com êxito a tempo de trazerem 7 medalhas (2 de ouro e 1 de prata, o amigo) e 4 medalhas (2 de ouro e 2 de prata, meu esposo), e com direito a Record Sul-Americano emocionante, e em casa! Isso não tem preço! Assim como eles, optei por me tratar somente com homeopatia e sem anti-inflamatório, sem analgésico, sem punção no joelho para reduzir edema/inchaço, sem imobilização e sem cirurgia para retirada de parte ou de todo o menisco. Deixei apenas meu organismo responder ao tratamento homeopático e a resposta dele foi excelente. Minha recuperação foi surpreendente, surpreendendo a toda equipe que me assistiu. Hoje, 8 meses após já consigo realizar meus treinamentos na academia e me sentir retornando à forma física e autoconfiança de antes.
Em breve, espero voltar às pistas recuperada para os treinos específicos e competições, e ajudar mais atletas a reconquistarem sua autoconfiança e resultados. Eu não tenho dúvida de que com ajuda da homeopatia muitos atletas não aposentariam tão cedo, ou melhor, teriam uma vida como atleta prolongada e com melhor qualidade de vida sem justificar o declínio como resultado da idade. Muitos pensam que é a idade o fator limitante para o desempenho esportivo, enquanto na verdade, na maioria das vezes, o fator limitante é o tipo de tratamento de lesões esportivas predominantemente centrado nos sintomas e não na prevenção, nas causas ou fatores predisponentes às lesões. Eu não tenho dúvidas de que com o uso da homeopatia cada vez mais difundida no esporte não veremos apenas 1 série com 1 ou 2 atletas, ou ainda com nenhum representante aos 90/95 anos competindo, mas sim mais de 1 série, ou seja, mais de 8 atletas representantes das idades mais avançadas se sentindo úteis, felizes, produtivos, capazes ao invés de estarem inválidos sobre a cama ou cadeira de rodas necessitando de cuidados.
Agradeço aos professores do curso e a vocês Prof. Moreno e Profa. Eliete, que contribuíram e contribuem muito para a existência e continuidade do curso.
Abs,
Carmen.
Profa. Dra. Carmen Sílvia Grubert Campbell
Universidade Católica de Brasília – UCB
Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Física
Coord. do Lab. de Estudos em Ed. Física e Saúde – LEEFS – Bloco G, Sala 17
Coord. do Lab. de Avaliação Física, do Desenvolvimento e Saúde Infantil – LAFDESI
Coord. da Especialização Lato Sensu em Educação Física Escolar (UCB)
EPCT QS 07, LT1 s/n – Bloco G, Sala 112
71966-700 – Águas Claras – DF – Brasil
(61) 3356-9204 / (61) 3356-9350
http://lattes.cnpq.br/2410015141212165