DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O FARMACÊUTICO ESTAR HABILITADO PERANTE O CONSELHO A SER RESPONSÁVEL TÉCNICO POR FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO HOMEOPÁTICA E/OU INDÚSTRIAS HOMEOPÁTICAS

O farmacêutico homeopata é o profissional graduado em ciências farmacêuticas e registrado no CRF de sua jurisdição, com formação teórico-prática em homeopatia e/ou farmácia homeopática, DOCUMENTO 1 DOCUMENTO 2 DOCUMENTO 3 por meio de disciplinas específicas em cursos de graduação em Farmácia ou de cursos de especialização, DOCUMENTO 4 DOCUMENTO 5 DOCUMENTO 6 DOCUMENTO 7 e cursos de aprimoramento reconhecidos pelo CFF, que o habilita nas áreas de manipulação, pesquisa, desenvolvimento, produção, controle de qualidade, garantia de qualidade, farmacovigilância e questões regulatórias dos medicamentos e produtos homeopáticos, assim como do aconselhamento, indicação, da dispensação e comercialização de medicamentos e produtos homeopáticos ()

Para exercer a profissão de farmacêutico homeopata é necessário realizar estágio, de no mínimo 120 horas, em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos em farmácias que manipulem medicamentos homeopáticos ou laboratórios industriais de medicamentos homeopáticos conveniados às instituições de ensino. (RESOLUÇÃO CFF Nº 576/2013).

O aluno deve guardar o termo de compromisso de estágio e solicitar uma declaração de Estágio expedida pelo(a) farmacêutico(a) responsável técnico(a) pela farmácia (ou laboratório industrial) DOCUMENTO 8 DOCUMENTO 9 onde o estágio foi realizado, na qual conste a carga horária realizada em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos, DOCUMENTO 10 DOCUMENTO 11 caso não possua esse documento ele deve solicitar uma declaração expedida pela Universidade/Curso de Farmácia, onde conste a carga horária total realizada em Homeopatia.
Esses documentos devem ser anexados quando ele for solicitar a inscrição no conselho regional de farmácia ao requerimento os seguintes documentos (original e cópia): Histórico escolar e Termo de Compromisso de Estágio (TCE).
A comprovação é feita através da anotação da habilitação na carteira de identidade profissional (marrom), o que deve ser requerido pelo farmacêutico. O serviço é prestado mediante o pagamento da taxa de anotação em carteira.
Caso não tenha cursado a matéria homeopatia e realizado estágio em homeopatia, ele deve possuir título de especialista ou curso de aprimoramento profissional em homeopatia.
Somente com a habilitação em homeopatia ele poderá ser responsável técnico por farmácias de manipulação homeopática e/ou indústrias homeopáticas
Nosso curso de Ciência da Homeopatia lhe tornará apta a prescrever remédios homeopáticos (Terapeuta Homeopata/Homeopata).
Para ser responsável técnica por farmácia é necessário complementar a Pós com o estágio em farmácia de manipulação homeopática, exigido pelo CFF, conforme descrito a cima. DOCUMENTO 12