20 de Outubro – DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE
Os ossos são a sustentação física do corpo relacionados ao arrimo emocional e material, a subsistência. Não existem perdas afetivas, sentimento de rejeição ou revezes financeiros capazes de abalar a firmeza de sua magnífica estrutura, caso haja a decisão pela autopreservação da estabilidade interna. É fácil quando a pessoa passa por crise econômica? Quando luta pela sobrevivência a curto, médio e longo prazo? Não!
Pessoas que “carregam a família nas costas“, seja apoiando, amparando emocional ou materialmente. E quem sente que carrega uma empresa, o mundo nas costas?
Cada pessoa tem constituição celular óssea diferente. Em alguns é extremamente forte, rígida e bem estruturada. Já outras pessoas possuem o oposto: ossos mais frágeis e finos, com maior tendência a fraturas, má formações, etc. O conhecimento de si através dos recursos da homeopatia é indispensável para ajudar a manter o equilíbrio da estrutura física e psicológica.
Porém, independentemente da estrutura, pensamos no tratamento para o fortalecimento geral do indivíduo, através do aumento integral da resistência.
A alimentação é fator primordial para esse fim e aqui lembramos especialmente dos refrigerantes consumidos na infância e adolescência. A grande maioria possui ácido fosfórico, um dos maiores desviadores de cálcio dos ossos.
Portanto, se a pessoa já possui predisposição, o alimento inadequado será grande acelerador de diversos problemas ósseos, dos simples aos altamente complexos.
Caso já haja algum tipo de comprometimento relacionado à perda de massa esquelética devido ao ácido phosphorico pelo vício no consumo de refrigerantes e queira suspender, então poderá usar:
PRIMEIRO MÊS
Phosphoric acidum CH5 – 2 gotas em um gole de água, 2 vezes ao dia, por 30 dias (adultos)
SEGUNDO MÊS
Phosphoric acidum CH6 – 2 gotas em um gole de água, 2 vezes ao dia, por 30 dias (adultos)
Obs.: Para crianças de 8 a 12 anos, a duração do tratamento deve levar metade do tempo
E atenção! Essa indicação é apenas a fase inicial do tratamento, procure o acompanhamento de terapeuta homeopata para ser avaliada a necessidade do aumento das dinamizações e a indicação de outros remédios para cada caso em especial.
Prof.ª Eliete M M Fagundes