13 de Outubro – Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional
Auxiliam a desenvolver, restaurar ou ampliar as potencialidades mentais, emocionais, físicas e funcionais, facilitando a capacidade de interação e produção. O Terapeuta Ocupacional e o Fisioterapeuta possuem objetivos comuns com a homeopatia: conhecer-se a si mesmo em primeiro lugar, desenvolver a autopercepção através do entendimento do contexto do semelhante.
Ao estudar a homeopatia, tornar-se-ão profissionais de mais amplo conhecimento. O estudo das características das personalidades lhe dará ferramentas para desvendar e buscar o tratamento mais adequado. Possibilitará a melhor reabilitação de pessoas com os mais diferentes e variados graus de dificuldades.
Atendem pessoas de qualquer idade e estão presentes em escolas, creches, asilos, hospitais, unidades básicas de saúde e da família, clínicas, centros de reabilitação, ambulatórios, hospitais psiquiátricos, empresas, oficinas terapêuticas e profissionalizantes, UTIs e enfermarias, etc. Estes profissionais possuem afinidade muito grande com o conhecimento da homeopatia que visa basicamente a promoção da integração, do relacionamento e da capacitação dos indivíduos para maior produtividade social, sendo esta saudável e consciente.
Os objetivos de ambas terapias entram em ressonância pois ajudam a aumentar o desempenho do indivíduo e da coletividade. Promovem ações de maneira efetiva e responsáveis na promoção da saúde para aqueles afetados por problemas motores, cognitivos, emocionais e de inserção social. Facilitam a capacidade individual de interação e produção harmônicas.
Suas ações na promoção da integração social baseiam-se também na capacidade pessoal de inter-relacionamento, de conexão e de avaliação das práticas de saúde. Estas devem ser capazes de intervir naqueles indivíduos, capacitando-os para o melhor desempenho e produtividade, tornando-os cada vez mais responsáveis e lúcidos para a própria realidade.
Prof.ª Eliete M M Fagundes