12 de Outubro – Dia das Crianças
A indicação homeopática na primeira infância é de suma importância, pois, como homeopatas, estaremos contribuindo para a melhor formação biopsicossocial das crianças ao fortalecer os nuances psicossomáticos. No futuro teremos situação mais ideal, o tratamento dos progenitores antes da concepção, agora, tratemos as crianças o quanto antes.
O compromisso ético e moral do homeopata deve ser para com todos, porém quando se propõe a trabalhar com essa faixa etária, o cuidado deve ser redobrado. Particularmente, como divulgadora dessa ciência maravilhosa, procuro conscientizar aos homeopatas o valor de terem o maior grau de consciência e compromisso para com os princípios de Hahnemann e, assim, possam desenvolver trabalho idôneo.
Remédios específicos para bebês de até 2 anos é algo extremamente complexo. Não podemos indicar, por exemplo, Chamomilla somente porque a criança gosta de ser balançada e está irritada, pois existe mais de uma personalidade com estas “rubricas”. Indica-se então Calcarea fluorica, pois adora movimento e agitação. Porém, depois de crescer mais, poderemos observar melhor seu humor e neste caso será mais fácil identificar a similitude.
Na irritação da dentição com salivação, não podemos prescrever Chamomilla ou Belladona; seria mais indicado Calcarea phosp. D6 ou CH5 (se a constituição for mais tuberculínica) ou Mercurius CH5. O remédio errado em tão tenra idade pode causar transtornos ainda mais em dinamização acima de CH5, CH6, etc. Mesmo sendo o remédio apropriado, o tempo de tomada deve ser de no máximo 7 dias, dependendo do caso, pois a resposta é muito rápida.
Basta uma única gota, dependendo da sensibilidade individual e da potência do remédio, para agregar informações do remédio que não fazem parte da personalidade. Identificar similitudes em bebê é mais complexo que em adultos.
O mais correto para tratar crianças nessa faixa etária é através das predisposições miasmáticas e, mais especificamente, com as calcáreas constitucionais, pois fazem parte da melhor formação da constituição. Pode ser na decimal ou centesimal, mas também com cuidado, sempre atentando-se às Matérias Médicas, ao tempo de tomada, assim como seria com os sais de Schüssler. O objetivo é o fortalecimento do organismo como um todo, o aumento da resistência imunológica para passar por tantos percalços do ambiente em tão tenra idade.
Atente-se aos miasmáticos em situações variadas, como inflamações, infecções, alergias, problemas dos mais simples aos mais graves. Estes remédios ajudarão sobremaneira, estarão atuando na origem do adoecimento, sem, contudo, gerar patogenesias devido a possuirmos um grau de cada um deles. Mas, lembre-se, mesmo sendo prováveis similimum, em dinamização mais alta ou o uso por tempo mais prolongado, poderão gerar problemas. Trabalhamos com informação em níveis muito profundos.
Tenhamos clareza de consciência e lucidez para estarmos atentos a nós, em primeiro lugar, somente assim teremos o discernimento ético para trabalhar com esta tão nobre arte de curar homeopática. Portanto, precisamos ampliar o acesso à homeopatia, assim as gerações futuras serão melhor preservadas. Poderemos ajudá-las a não sofrerem tantas mutações negativas comprometedoras do futuro harmonioso da própria humanidade.
É responsabilidade de cada um e, principalmente, de nós enquanto terapeutas, a priorização do tratamento das famílias em seu conjunto. Não se pode tratar somente um dos pais ou somente o filho; a unidade deve ser mantida independentemente de conviverem sob o mesmo teto.
Homeopatias para fortalecer a constituição em geral, de cada criança, com base na sua individualidade:
1 – Calcarea phosp. CH5
2 – Calcarea silicata CH 5
3 – Calcarea fluorica CH5
4 – Calcarea iodata CH5
5 – Calcarea arsenicosa CH5
Crianças de até 3 anos tomar 7 dias, 1 vez ao dia;
Dos 4 aos 7 anos tomar 10 dias, uma vez ao dia;
Dos 8 aos 12 anos, 15 dias, uma vez ao dia;
Dos 13 aos 17 anos, 20 dias, 2 vezes ao dia
E atenção! Essa indicação é apenas a fase inicial do tratamento, procure o acompanhamento de terapeuta homeopata para ser avaliada a necessidade da continuidade para cada caso em especial. Seja estudante de homeopatia para ajudar sua família.
Prof.ª Eliete M M Fagundes