04 de abril: Dia Nacional do Parkinsoniano
Parkinson é uma doença degenerativa que começa de modo assintomático e avança de forma gradual. Cada pessoa segue seu ritmo: sintomas que se manifestam em alguns não se desenvolvem em outros. Tudo está relacionado ao que em homeopatia chamamos de grau de predisposição herdada. As terapias ortomolecular e a antroposofia, entre outras, que se valem da desintoxicação de metais pesados e usam doses menos tóxicas, são derivadas da homeopatia, embora não tratem da mesma forma. O tratamento homeopático vai na causa do problema que é a busca número um do homeopata consciente e ético.
Temos muitos recursos para ajudar como estimular diretamente o sistema nervoso retardando ou equilibrando algumas manifestações. Cada caso é um caso. Infelizmente, as pessoas recorrem à homeopatia somente após anos de uso dos remédios que acabam, a médio e longo prazo, causando o que chamamos de patogenesia ou o que seriam os efeitos colaterais ou reação ou efeitos adversos ou o “on-off”. Isso significa que a homeopatia possui recursos simples para ajudar as pessoas em qualquer fase do adoecimento, melhorando imensamente a qualidade de vida.
Segundo Hector A. Gonzalez-Usigli e Alberto Espay, da University of Cincinnati, depois de tomar “levodopa” por 5 ou mais anos, mais da metade das pessoas começa a alternar rapidamente entre uma reação satisfatória ao remédio e nenhuma reação, denominado efeito “on-off”. Em uma questão de segundos, as pessoas podem passar de um estado de mobilidade aceitável a outro estado de incapacidade grave…… depois de 15 a 20 anos, os efeitos “off” ficam difíceis de suprimir. Considera-se então a cirurgia.
A homeopatia tem uma ação muito rápida na desintoxicação específica que está relacionada ao aumento progressivo da doença em cada pessoa. Fortalecendo o indivíduo como um todo e trabalhando as memórias hereditárias que a possibilitaram entrar em ressonância com o meio adoecedor semelhante, a maioria das pessoas com a doença de Parkinson não acabarão se tornando gravemente incapazes, ficando imobilizadas e impedidas até de comer.Além disso, dificilmente chegarão ao nível da demência, que se desenvolve em cerca de um terço delas.
Conheça a homeopatia e beneficie-se de seus efeitos, sinta seu poder benéfico, positivo, somente assim você poderá realmente ser capaz de ajudar a si e aos seu próximo.
Prof. Eliete MM Fagundes