Psicologia e Homeopatia
Um dos casamentos mais perfeitos e que certamente será eterno é entre o conhecimento da psicologia e o da homeopatia. Isso ocorre devido a várias questões, sendo uma das principais o fato da Homeopatia ter sido o primeiro sistema terapêutico a compilar e sistematizar os sintomas mentais e emocionais humanos. Hahnemann dedicou-se a catalogá-los nas matérias médicas de forma totalmente inédita na história da humanidade, o que seria a medicina psicossomática, como é denominada nos dias atuais.
É realmente incrível tudo o que ele fez e o que desenvolveu-se a partir de então. A catalogação se deu com base em experimentos científicos comprovados em varios níveis, hierarquias de cura e adoecimento: como e por que nossa mente e emocional são capazes de se manifestar. As descrições das intoxicações das substâncias é algo que abrange muitas categorias de personalidades porque como seres humanos temos precedentes em comum por estarmos expostos ao meio ambiente . Toda vez que identificamos um remédio homeopático pela similitude estamos comprovando os experimentos Hahnemanniannos.
Os conhecimentos homeopáticos são capazes de descrever e antecipar o que poderemos manifestar em todas as categorias e fases, desde nossa infância, passando à idade adulta até chegar à velhice. Todas essas informações ficam exageradamente claras para um psicólogo, muito claro, bem à frente do que qualquer outra profissão. É possível a psicologia estar atuando na identificação de adoecimentos nas várias hierarquias exatamente porque seu estudo abrange estas esferas da mente humana.
Cerca de 700 psicólogos já passaram pelo curso de Homeopatia nos últimos 30 anos. Em nenhuma turma, em nenhum momento, deixamos de ouvir as exclamações e agradecimentos pelo casamento perfeito destas duas áreas. Isso se dá pelo fato do tratamento homeopático ser tão fantástico, eficaz, eficiente e palpável. É incrível esta constatação de 100% dos profissionais, ficam totalmente apaixonados pelo que a homeopatia é capaz de realizar em concomitância com o tratamento psicológico em consultório.
Porém, apesar de todas as nossas investidas, ainda não tivemos a felicidade do conselho dessa profissão aceitar internamente a prática para seus profissionais . De qualquer forma, a atividade pode ser desenvolvida enquanto homeopata, chancelada pelo CBO, do Ministério do Trabalho, que não os restringe. Contudo, seria imensa a alegria de todos o dia em que houvesse abertura maior, o que beneficiaria incomensuravelmente toda a população.
Costumo dizer que a homeopatia é o psicólogo dos pobres, pois a rapidez de ação na resolução dos problemas é um dos maiores avanços observados pelos praticantes. Normalmente, faço o seguinte questionamento quando o caso é mais severo:
- Quanto tempo você levaria em atendimento somente enquanto psicólogo para resolver este problema?
- Reposta: Levaria uns 20 anos.
- Em quanto tempo resolveu enquanto Homeopata?
- Resposta: Em 2 meses.
- Pasmem! Esta é normalmente a proporção! Este é o poder harmonizador que temos em mãos……. Por isso sempre peço ao poder maior do universo que ajude-nos a cada vez mais termos bom senso, ética e consciência para melhor utilizá-lo.
Professora Eliete MM Fagundes