30 de novembro: dia do teólogo
O teólogo é um indivíduo que possui capacidade para abstrair de forma bem diferenciada.
Elucubrações sobre a vida, a arte, a alma e a essência humana são atributos de mentes que se permitem para tal, mas lógico que não é tarefa fácil, por isso, um número restrito de pessoas possui essa capacidade inata à sua personalidade.
Para que nós pobres mortais tenhamos mais chances de desenvolver essa habilidade, faz-se necessário estarmos o máximo que podermos de bem conosco mesmos. A mente aberta, lúcida, “descomplica” o raciocínio abstrato, volante e, sem os excessos da materialização física, é que permitem volitarmos nestas dimensões.
Não é aceitável a preocupação excessiva com horário, afazeres sem fim, pressão intelectual com as rotinas domésticas em geral, ou com as necessidades que outras personalidades se desgastariam diariamente. Mentes ágeis, futuristas, mas também não impulsivas, e presentes no aqui agora da necessidade premente, sem, contudo, deixar-se afetar pela instantaneidade.
Tarefa fácil?
Não… porém, não impossível para uma minoria privilegiada pelo fato de transitar nestas esferas imponderáveis.
A Homeopatia ajuda-nos a tornar mais possível esta aproximação com o mundo da teologia. Isto, pelo simples fato de termos intrínseco em nossa natureza a sensação de perda do paraíso, com especulações elementares como: quem sou, onde estou, para onde vou…
Professora Eliete MM Fagundes