25 de julho – dia do escritor
Escrever não é tarefa muito simples para a maioria das pessoas; não porque não possuam criatividade, capacidade, mas porque não foram estimuladas, não desenvolveram o hábito. Também seu texto pode não ter sido aceito em dado momento, pode ter sido criticado pela forma de escrita própria, o que gerou insegurança, pois é diferenciado. Existe público para todos os tipos de escritores, eles se identificarão pela semelhança com o texto exposto porque estará mais próximo da sua forma mental e emocional de analisar e interpretar aquela escrita.
Com 23 anos tive meu projeto de mestrado aprovado na UERJ com a pesquisa sobre como seria a formação do pensamento nas pessoas com deficiência auditiva. Já havia percebido na época estas diferenças em grupamentos e isso porque já estudava os miasmas e fazia minhas teorizações.
apesar de cada indivíduo ser único e possuir estilo próprio, classifico aqui, segundo minhas observações, os principais grupamentos humanos com algumas de suas diversas habilidades inatas.
Personalidades que são privilegiadas com relação a memória e escrevem muito bem, preferencialmente com base em gráficos e tabelas, com os quais conseguem ter os dados expostos de forma clara. Preferem seguir metodologias já comprovadas porque facilita sua exposição e estudos. Possuem perfil para redações concretas e funcionais para a sociedade e a cultura, com base no aqui e agora.
personalidades que possuem extrema clareza ao escrever, porém preferem falar e não escrever, são objetivos, pontuais, frases curtas, resumidas. Apresentam perfil para textos científicos e de perspectivas futuras porque possuem linguagem técnica, disposição para pesquisa.
Personalidades que adoram linguagem figurada, falam com a alma e o coração. Quando Lemos seus textos, o emocional é tocado, choramos, ficamos consternados porque naturalmente rememoramos sentimentos semelhantes. Apresentam perfil para escrever romances, poemas, composição musical, etc.
Personalidades que possuem pouca clareza para se expressar, são repetitivos, prolixos e dificilmente conseguem texto com ordenação lógica. Se perdem na expressão das ideias e possuem mais dificuldades para expor seus pensamentos, que se apresentam confusos e de difícil ordenação. Começam a escrever e não conseguem dar continuidade porque a memória está ruim. Porque gostam de tentar organizar suas ideias preferem trabalho burocrático que os exercita.
Personalidades que se organizam para escrever, fazem pesquisas metódicas, usam linguagem rebuscada, precisão nos detalhes e extrema facilidade para concatenar ideias. Muita criatividade e facilidade para elaborar textos das mais variadas áreas porque conseguem realmente interagir com múltiplas ideias e informações.
Professora Eliete MM Fagundes