22 de Outubro – Dia Internacional de Atenção à Gagueira
A homeopatia poderá ajudar ao fonoaudiólogo a conhecer melhor a personalidade do seu paciente, entender os níveis das diferenças nos problemas de fala. Poderá facilitar a exatidão na previsão quando alguém está mais em condições de manifestar determinadas mudanças positivas, quais as possibilidades de melhora.
Auxilia na detecção do grau de manifestação em diversos problemas, como por exemplo em casos de gagueira, como veremos pequeno exemplo a seguir no repertório:
– Se é gradativa, se brusca, se é de causa hereditária, emocional ou física. – Quando se manifesta? pela manhã, às 11h00, etc., que dura tempo X, à tarde…, anoitecer…, madrugada…, por sentir calor, pela mudança de tempo, por contusões, durante a gravidez, periódica, por ruído, depois de sarampo, depois de convulsão, ao despertar, ao tragar, em um quarto, depois de trauma emocional, etc.
Existem centenas de substâncias homeopáticas para ajudar a identificar a origem do problema e ajudar na recuperação. Também quando normalmente ocorre ou agrava determinado sintoma, estando cada forma de manifestação ligada a um tipo mais frequente de causa interna ou externa e a um tipo mais predisposto de temperamento.
Prof.ª Eliete M M Fagundes