Sobre Nós

Linha do Tempo: Conheça a trajetória de vida e profissional dos grandes homeopatas brasileiros José Alberto Moreno e Eliete MM Fagundes

Eliete M. M. Fagundes e José Alberto Moreno

1958

Moreno, que nasceu em Belo Horizonte, muda-se para Porto Alegre- RS onde gradua-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

1964

Eliete Maria Madeira Fagundes nasce na cidade de Caçapava do Sul – RS. Neta de Braulina Lopes Madeira, homeopata da família nesta cidade e Izolina Rodrigues Fagundes, fitoterapeuta e benzedeira em Santana da Boa vista- RS.

1978

Eliete muda-se para Santa Maria (RS) onde permanece até o final de 1988, graduando-se pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

1983

Moreno inicia seus estudos em terapias naturais.

1984

Moreno escreve o primeiro livro – “Terapia Energética e o Confronto com a Medicina Alopática”.

1985

Em maio, Moreno e Eliete se conhecem na Secretaria da Agricultura do RS, em Porto Alegre, e iniciam juntos os estudos de homeopatia.

1986

Eliete inicia experimentos com homeopatia na agricultura na fazenda da família, em Santana da Boa vista- RS.

1988

É incluído na Constituição de 1988 do RS, através dos deputados Carlos Araújo e Mendes Ribeiro Filho, a proteção e incentivo às Terapias Naturais.

1989

Em março, Eliete transfere-se para Porto Alegre, onde intensifica suas pesquisas para o meio ambiente em geral e cria a teorização inédita no contexto da homeopatia mundial, estendendo o conhecimento dos miasmas e da homeopatia a todos os reinos da natureza. Inicia-se, então, uso pioneiro de homeopatias nas plantas, solos, águas, atmosfera e máquinas. Em março desse mesmo ano, Eliete tem a ideia de iniciar o primeiro curso de homeopatia para um pequeno grupo em Porto Alegre, em um sítio, local denominado “Vertente da Saúde”, no bairro Glória. Nesta primeira grade, já constava o estudo da dinâmica miasmática para todos os reinos.

1990

Moreno desloca-se mensalmente para Belo Horizonte para ministrar o curso na capital mineira, destinado para um grupo bem maior, de maneira mais oficial. Eliete reestrutura sua primeira grade de aula, a qual perdurou até o início da parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

1993

Vicente Wagner Dias Casali, PhD em Fitotecnica, matricula-se no curso de homeopatia em BH e se interessa pela teorização de Eliete, com o intuito de levar os conhecimentos para a Universidade Federal de Viçosa.

1994

Inicia-se efetivamente a parceria com a UFV, que permitiu o primeiro curso de Extensão Universitária de Homeopatia, profissionalizante, destinado a todas as áreas do conhecimento e pioneiro nesta categoria dentro das terapias naturais no Brasil. Assim, as pesquisas sobre o uso da homeopatia nos ecossistemas são alavancadas na UFV: primeiro em plantas, depois em solos, comprovadas em cerca de 50 trabalhos de mestrado, doutorado e pós-doutorado e mais recentemente o seu uso nas águas.

1995

Moreno e Eliete criam a Associação Nacional dos Terapeutas Holísticos e Energéticos – ATENEMG. A partir desse mesmo ano, os cursos de homeopatia começam a ser extendidos para 20 diferentes estados brasileiros. São formados no Brasil milhares de Terapeutas Homeopatas até a atualidade, além de Angola, na África, com a ajuda do aluno Geraldo André da Silva.

ATENEMG

1997

Primeiro seminário de Homeopatia no Brasil, com ênfase na Agricultura orgânica, promovido pelo professor Vicente W. Casali – UFV que, posteriormente, também organiza centenas de eventos nessa área com parceria e apoio da ATENEMG, CONAHOM, HOMEOBRÁS e Instituto Tecnológico Hahnemann.

1999

Inclusão da homeopatia na produção de produtos orgânicos vegetais através da Instrução normativa número 7, do Ministério da Agricultura.

2000

Após vários anos de intensas batalhas na justiça, em várias instâncias, por processos movidos simultaneamente por 23 conselhos de medicina, houve ganho de causa em inúmeras instâncias.

2002

Moreno e Eliete criam o CONAHOM. O Conselho Nacional Autorregulamentável de Homeopatia é criado com o intuito de fortalecer e defender os homeopatas através das jurisprudências, o que garantiu ainda mais à categoria dos homeopatas a liberdade na prescrição homeopática e a abertura nos atendimentos das prefeituras de seus respectivos municípios, dos seus locais de atendimentos.

CONAHOM

2003

Eliete cria o Instituto Tecnológico Hahnemann (ITH), instituição de ensino, com o objetivo de ser mantenedora da Faculdade de Homeopatia e disseminadora do conhecimento da homeopatia para todas as áreas.

ITH_BRASAO

2006

Conselho Federal de Farmácia dispõe sobre as atribuições do farmacêutico no âmbito da homeopatia e dá outras providências. (Farmacêutico e homeopata).

2007

Eliete cria a HOMEOBRÁS – Postos de Socorro Homeopáticos LTDA, com o objetivo de disseminar a distribuição e venda dos remédios homeopáticos industrializados. A intenção é atingir cidades, povoados, vilarejos, comunidades, aglomerados, fazendas, etc, onde não existem farmácias homeopáticas, barateando o custo e o acesso para a população.

HOMEOBRAS

2009

Após várias reuniões, Eliete consegue incluir a Ocupação do Homeopata não médico no CBO, do Ministério do Trabalho- Código 3221-25.

2010

Moreno cria o primeiro curso de homeopatia online, aberto para todas as áreas profissionais.

2011

I Conferência Internacional sobre Agrohomeopatia, realizada entre os dias 07 a 09 de
Outubro, na Inglaterra

2013

Término do convênio com a UFV, após 20 anos de parceria.

2014

Parceria com a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal do Ceará para realização de Cursos de Homeopatia.

2015

Eliete cria o primeiro curso de pós-graduação Latu Senso em Ciência da Homeopatia. E no mesmo ano: Conselho Federal de Fisioterapia possibilita a prescrição da homeopatia pela categoria.

2016

Primeiros convênios firmados entre os conselhos estaduais de farmácia, fisioterapia, biomedicina e o Instituto Tecnológico Hahnemann e Homeobrás.