INSTITUTO HAHNEMANN/HOMEOBRÁS EM DESTAQUE NAS CONFERÊNCIAS PÚBLICAS DE SAÚDE


SUS 2017: “Nenhum Direito a menos” é o tema da 14º Conferência Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que será realizada entre os dias 8 a 10 de junho, no Centro de Convenções Minascentro. Os encontros locais e distritais, preparatórios para a 14º Conferência de BH, foram produtivos e renderam propostas para a expansão das Terapias Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde - SUS, sobretudo no que tange à Homeopatia. Na oportunidade, a inauguração da farmácia homeopática na região norte de BH foi aprovada por votação praticamente unânime.

A farmácia foi idealizada para produzir remédios homeopáticos para a rede SUS, com distribuição gratuita para toda população usuária do sistema público de saúde. Porém, ainda não está em funcionamento. Este e outros temas relacionados às Terapias Integrativas foram debatidos e votados nessa quarta-feira (17 de maio) pelos delegados dos grupos de trabalho.

O evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, dentre elas usuários e trabalhadores do SUS, além de representantes de segmentos do setor da saúde. A participação e o empenho da equipe gestora do Instituto Hahnemann/Homeobrás foi fundamental para sustentar e garantir a homeopatia na pauta de trabalho. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a 14º Conferência Municipal.

A professora e presidente do Instituto Hahnemann Eliete M.M Fagundes destaca a importância da participação de todos os alunos do curso da Homeobrás em suas respectivas cidades nas conferências de saúde pública. A professora enfatiza ainda que mesmo que os alunos não se candidatem para exercer a função de delegados nesses encontros, eles podem, no caso dos encontros locais, participar da elaboração das propostas. Já no caso das conferências distritais e municipais, eles podem contribuir com defesas e esclarecimentos nos grupos de trabalho.

O debate é aberto para todos os credenciados e não somente para os delegados que possuem o poder de voto. “Esse é o caminho legal para ganharmos legitimidade e espaço em nossas ações como terapeutas homeopatas. Dessa forma, a homeopatia será bem sucedida enquanto política pública de prevenção. A população de todo o país terá real acesso aos incontáveis benefícios do tratamento exatamente na medida do nosso movimento efetivo e do envolvimento participativo nas decisões políticas. É preciso assumir as responsabilidades que nos cabem enquanto agentes políticos de transformação social”, recomenda a professora Eliete.

Integrantes do Instituto também marcaram presença na conferência local no mês passado.O encontro reuniu trabalhadores do posto de saúde Itamaraty e usuários do SUS da região da Pampulha, onde está localizada a sede da Homeobrás. Na ocasião, a importância do tratamento homeopático pelos funcionários do SUS entrou na pauta das propostas por sugestão do Instituto. veja aqui: http://homeopatias.com/…/instituto-hahnneman-na-vanguarda-d…

Aluno, procure um centro de saúde do SUS mais próximo de você e participe das comissões de saúde e das conferências locais.

Saiba mais sobre a Conferência de Saúde, uma ferramenta de participação popular nas decisões políticas:

História das conferências: http://www.conselho.saude.gov.br/14cns/historias.html
http://pensesus.fiocruz.br/conferencias-de-saude

Mais informações no nosso site:www.homeopatias.com
Faça agora mesmo a sua inscrição acessando o link
http://www.homeopatias.com/sistemas/inscricoes/
Dúvidas, ligue para 3003-6777 - Central Nacional de Atendimento - Custo de chamada local de qualquer localidade ou (031) 3439-2500
http://www.homeopatias.com/
https://www.facebook.com/institutohahnemann/







Compartilhe nas Redes Sociais