História da homeopatia brasileira

A homeopatia vem sendo usada e praticada pelos brasileiros como domínio doméstico, familiar, caseiro e público em geral, – a partir da segunda metade do século XIX – desde 1850, todo o século XX e no início atual XXI. (ver foto lado)

Em 1980 – como o CFM reconheceu a homeopatia como uma especialidade médica – os médicos homeopatas tentaram reivindicar a exclusividade desta ciência para a classe médica.  Durante uma mais de uma década houve inúmeras denúncias de “Associações de médicos homeopatas” visando suprimir ensino da Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa e apoiado pela ATENEMG. Finalmente a Justiça – Procuradoria da República – em decisão histórica – “resolveu que a homeopatia não é uma prática exclusiva dos médicos”.

Esta decisão – confirmou o uso popular e secular da homeopatia no Brasil há quase dois séculos. Assim, hoje – qualquer pessoa pode estudar e praticar a homeopatia -, com base na decisão da Justiça e da Lei 5991, na Portaria 971 do MS, na instrução normativa 007 do M. A. e nas normas do Ministério do Trabalho. C.B.O.

 

                 Estude homeopatia e ajude a contribuir para a harmonização do povo brasileiro.

Compartilhe nas Redes Sociais