Qual foi a repercurso do caso de perseguio a um Terapeuta Homeopata na cidade de Franca - SP?

O fato da homeopatia ser uma especialidade médica, não impede o exercício da profissão de terapeuta. A uma que a profissão de terapeuta é disciplinada pela CBO - Classificação Brasileira de Ocupações do ministério do Trabalho; a duas que uma resolução (interna) do CRM - Conselho Regional de Medicina, não faz vezes frente a uma lei, seja ela ordinária, complementar, ou etc. Como não existe lei que proiba o exercício da profissão de terapeuta, fica valendo a constituição Federal, onde ninguém fará ou deixará de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei. Além disso, existe um parecer da Advocacia Geral da República (ler livro do Dr. Juracyr Sant Martin) que diz que a falta de regulamentação de uma profissão não impede o seu exercício. Desta forma, foi equivocada a manifestação do médico, fato que está sendo acompanhado pela ATENEMG, a qual já está se mobilizando para intervir no caso.

At;

Luís Gustavo Gomes da Costa

Advogado e Terapeuta em Homeopatia

OABMG77171

OABRJ 147185

 

 

Caros alunos;

 Em defesa dos interesses e das prerrogativas dos Terapeutas representados pela ATENEMG e devido aos fatos noticiados pela Rede Record, no dia 19 de outubro do corrente, no Programa Record Notícias (Falso Médico Preso em Flagrante). Informamos através da presente missiva, que a ATENEMG lança sua irresignação a forma de como os fatos foram noticiados, bem como, está tomando medidas judiciais e administrativas em busca tão somente da verdade absoluta sobre o caso em comento.

Em que pese, os fatos citados na notícia publicada pela Rede Record, salientamos que a profissão de Terapeuta é disciplinada pelo Ministério do Trabalho, através da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, existindo junto aos órgãos do Judiciário brasileiro parecer de alçada que garante o exercício da profissão de Terapeuta, independente de sua regularização pelos órgãos públicos.

Não obstante, a matéria lançada pela Rede Record, demonstra a manifestação de ignorância no saber, além de um preconceito contra a profissão de Terapeuta, que além de legal é e deve ser respeitada como todas as profissões pátrias. Outrossim, informamos que estamos acompanhando o desenrolar destes fatos, nomeando advogado para intervir no caso e pedindo o direito de resposta junto à emissora citada.

Atenciosamente;

____________________________________

Jose Alberto Moreno

Presidente da ATENEMG

Depois de ruidosas notícias contra os Terapeutas divulgadas no Estado de São Paulo temos agora a satifafação de comunicar a nossa classe uma vitória obtida pelo nosso Associado e Diretor da ATENEMG Felipe Resende da Silva que ao pedir o seu Alvará de Terapeuta Homeopata na cidade de Franca, foi chamada de Falso Médico. Este orientado pela ATENEMG mostrou a Legislação Federal sobre a atividade lícita dos Homeopatas e acabou recebendo o seu Alvará de Terapeuta Naturista, naquela cidade. A seguir o relato de Terapeuta Felipe Resende da Silva, com suas vitórias, obtendo Alvará, em três cidades diferentes. 

"Estou enviando em anexo o alvará do Município de Franca - SP ( o que o rapaz foi acusado de falso médico, por não existir na prefeitura um comum acordo com o Ministério do Trabalho que reconhece nossa ocupação ). Também envio o Alvará do Município de Nova Iguaçu - RJ  e o cadastro de identificação ( ISS ) do Município de Mesquita - RJ, em todos os lugares onde residi e exerci minha ocupação lutei pela legalidade da minha ocupação junto as prefeituras e com suor e custo consegui em todas, o maior feito foi em Franca, aonde ao anunciar que era Terapeuta Homeopata fui chamado automaticamente de "Falso Médico", já estava munido das leis federais que deixam claro que a Homeopatia não é exclusividade médica, que a ocupação de Homeopata ( não médico ) é lícita e tem aval do Ministério do Trabalho, ameacei entrar com um processo judicial contra a prefeitura de Franca por crime de falsa denúncia, visto que fui com certificados de cursos e com a carteira da ATENEMG deixando explícito que eu era um Terapeuta e não um Médico. Demorou cerca de 45 dias quando o prazo máximo era de 15 dias, lutei até conseguir e consegui! Atuei, recebi meu Alvará e o direito de exercer no Município de Franca, conhecido pela sua intolerância a profissionais Homeopatas não médicos que sofrem pressão dos Médicos Homeopatas!

Hoje não resido mas em Franca, estou morando no Rio de Janeiro, porém continuo atuando de forma lícita, pagando o ISS junto a prefeitura e sendo reconhecido pelo trabalho de Terapeuta Homeopata, sendo respeitado inclusive por médicos! 

Deixo claro que o Alvará não só liberou para mim poder colocar em prática os meus conhecimentos em Homeopatia, mas também em Fitoterapia, Oligoterapia, Terapia Floral, Psicoterapia Holística e as mais diversas Terapias.

Como cada Município possui suas diretrizes, a mim foi dado um sinônimo diferente.

Em Franca fui catalogado como "Terapeuta Alternativo".

Em Mesquita como "Terapeuta Holístico".

Em Nova Iguaçu apenas como "Terapeuta". 

Sem dúvida, essa vitória não é só minha, mas para todos os Terapeutas, que através dela possamos crescer e enfrentar quem quer monopolizar as Terapias Alternativas / Complementares!"

 

 

 

 

 



PREVENTIVOS HOMEOPÁTICOS

 
Curso
Entrar [login]
Dúvidas Frequentes
Locais do curso
Bases Jurídicas
Informações
Consultoria Jurídica
 


Campanha para aprovar em sua cidade a Lei municipal de legalização da Homeopatia e das Terapias Naturais.




Tire suas dúvidas sobre o curso de Homeopatia.
 
 
 
 

Estgio

Lista de Instituies Conveniadas aonde ocorrem estgios do Curso de Homeopatia.

21 de Novembro - Dia Nacional da Homeopatia

Quando a Homeopatia comeou a ser ensinada a populao em geral no Brasil?

Cincia da Homeopatia. Formao

Quem conclui o Curso de Homeopatia em que se forma?

LEGISLAO SOBRE A HOMEOPATIA

Deciso judicial, lei federal, decretos, portarias, normas, leis estaduais e municipais liberando e incentivando o uso da Homeopatia

ALERTA !!

Homeopatia/tolerncia alcolica

O Ato Mdico

Terapias Naturais
 
 
 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
ALUNOS ANTIGOS
Inscritos até 2013


VIDEOS
 
Homeopatias.com
ATENEMG | CONAHOM | CURSO HOMEOPATIA | EVENTOS | LIVROS | ARTIGOS | JORNAL | PALESTRAS |